sexta-feira, 27 de março de 2015

Condutas para um ambiente favorável

Condutas para um ambiente favorável

A escolha pela prática de uma arte marcial foi feita para que se acrescentem benefícios em todas as esferas de sua vida. O karatê Shubu-Dô desenvolverá sua coordenação motora, seu condicionamento físico, aumentará seu tônus muscular e trará melhorias para a parte disciplinar e psicossocial. Para que tudo isso ocorra, é essencial a sua participação ativa, respeitando as ordens e as propostas de atletas mais graduados.

No karatê Shubu-Dô, RESPEITO é fundamental. Para que todos possam ter um bom convívio e para que você se sinta mais habituado, é necessário que você entenda algumas regras.


   KIMONO

A entrada no tatame é permitida somente com kimono completo (parte de cima e calça). Poderá entrar no tatame sem uma das partes ou sem kimono, o aluno que receber autorização prévia.
Os atletas faixas brancas que ainda não adquiriram o kimono deverão vir de camiseta e calça larga, NÃO sendo permitido fazer aula de REGATA, SHORTS, CAMISETAS E/OU CALÇAS JUSTAS. O objetivo é manter o respeito ao tatame, alunos e professores, além de facilitar a movimentação durante os exercícios. Para que você se sinta bem e para que se mantenha a identidade da nossa modalidade, o kimono deverá ser providenciado na secretaria da academia ou com seu professor/Mestre.
Aos faixas coloridas é permitido apenas o uso do kimono BRANCO. A partir do faixa preta, o uso do kimono preto é permitido.
Os atletas que irão realizar exames de troca de faixas deverão OBRIGATORIAMENTE vestir o kimono BRANCO, independente da graduação. A parte de cima do kimono deverá conter o símbolo da Federação de Artes Marciais Karatê Shubu-dô na parte da frente (no lado esquerdo da região peitoral) e nas costas o símbolo da Associação de Karatê Shubu-dô. A FALTA DESTES DOIS SÍMBOLOS NO KIMONO IMPLICARÁ O CANCELAMENTO DO ATLETA A REALIZAR O EXAME.
A faixa é item indispensável. Ela nivela os alunos perante suas habilidades e dita qual programa você deverá aprender.

TATAME (DOJÔ)
Ao entrar e sair do tatame os atletas deverão SEMPRE pedir licença, saudando o mestre/professor mais graduado presente no local de treino.
Se o karateca mais graduado for faixa preta entre 1º e 4º DAN, os atletas deverão dizer “Com licença, PROFESSOR”. Caso o karateca mais graduado seja mestre, entre 5º e 12 º DAN, os atletas deverão dizer “Com licença, MESTRE”. Caso não haja mestre ou professor e você desejar entrar ou sair do tatame, deve-se saudar a bandeira do Brasil presente no local.
No início da aula, o mestre ou professor ordenará que os alunos entrem em forma. Nesse momento, todos se posicionarão de forma que o mais graduado estará no começo da fila. A ordem de posicionamento respeita a hierarquia de faixas e o tempo de treinamento, portanto, na primeira aula você será o último da fila, mas ao decorrer do tempo, sua posição ficará mais próxima a dos graduados.
Além disso, em respeito ao tatame e ao professor que está ensinando, as conversas e brincadeiras devem ser controladas. A interação entre alunos é fundamental para crescimento da parte social, mas existem momentos destinados a este fim. Quando os alunos estão em formação, durante explicação ou quando o algum graduado está transmitindo os avisos, fica PROIBIDA a conversa paralela, para que todos tenham total entendimento do que está sendo comunicado. 
Outro fator importante é o respeito aos colegas mais graduados. Eles estão treinando há mais tempo e podem ser de grande ajuda. Não tenha medo ou vergonha, PERGUNTE! Tudo que você aprende pode te ajudar a ser um karateca melhor e a ter maior técnica.
Os atletas só realizarão luta em pé a partir do faixa laranja e no chão somente a partir do faixa preta.

HIERARQUIA
Os faixas pretas seguem a seguinte hierarquia:
Já a hierarquia dos faixas coloridas segue esta ordem:                                                                            

Se você se dedicar e estiver apto, você poderá trocar de faixa a cada 4 meses. Tornando-se um aluno faixa marrom, você permanecerá 1 ano nesta faixa e neste período necessitará participar de atividades da associação. Sua participação acarretará em méritos, representados por listras brancas na faixa. Portanto, o faixa marrom não tem DAN e sim mérito, sendo possível colocar até 4 méritos na faixa. Os méritos e a técnica do aluno serão avaliados após esse período, aferindo-se, assim, a possibilidade dele tornar-se faixa preta do estilo. 

Autores: Professor David Iubel Faixa preta 2° Dan
 Professor Victor Iubel Faixa preta 3° Dan
Membros da Diretoria Técnica Karatê Shubu Dô
2015 Curitiba / Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário