O Karatê: Da formação em civismo à promoção da saúde
O Karatê é uma arte marcial desenvolvida particularmente em Okinawa (Japão) a partir dos sistemas chineses de combate corporal sem armas, perdendo-se as suas raízes mais profundas em sistemas de luta ancestrais e tem como base a filosofia do Budo japonês (técnica marcial).
O objectivo do Karatê é a perfeição da mente e do corpo!
O Karatê contribui para a formação integral do homem. Isso diferencia-o daqueles que fazem desta modalidade uma prática puramente desportiva. Tradição é um conjunto de valores sociais que passam de geração em geração, de pai para filho, de mestre para discípulo, e está relacionado diretamente com crescimento, maturidade, com o indivíduo universal.
Atualmente, novos conceitos surgiram, e o Karatê passou a ser analisado também à luz das seguintes dimensões:
Defesa pessoal
O Karatê é um método eficiente de defesa pessoal, através do qual braços e pernas são treinados sistematicamente, de modo a possibilitar ao praticante meios de se defender de qualquer tipo inimigo.
Porém, não deve o praticante precipitar-se.
É muito comum que o principiante de Karatê , notando um rápido progresso, seja levado por uma onda de impetuosidade, sentindo a necessidade de pôr em prática os seus conhecimentos adquiridos. Esta ideia distorcida deve ser afastada a tempo para que não venha a afastá-lo do real objectivo da arte.
A prática desta modalidade é um caminho longo e requer anos de muita dedicação. A experiência mostrará que antecipar e evitar é uma atitude mais sábia do que o confronto físico em si.
Saúde
Entende-se como "saúde" o bem-estar físico, mental e espiritual do ser humano, e não somente o estado de "ausência de doenças". O Karatê é tido como um vetor de saúde, pois proporciona ao seu praticante:
1) Aptidão física total: - força - resistência - razoável flexibilidade articular - sistema cardiovascular com bom nível de capacidade aeróbica;
2) Adequação psicossocial: - desenvolvimento moral - sensação de bem-estar -redução dos níveis de ansiedade - auto-estima - melhoria da imagem física de si mesmo - autoconhecimento.
Os benefícios da prática correta
São vários os benefícios que podem ser obtidos da prática adequada do Karatê e aqui passamos a enumerar alguns deles: Manutenção da saúde e fortalecimento do corpo.
Estímulo à coragem para enfrentar obstáculos. Respeito pelos outros, bons costumes em relação ao meio ambiente, equilíbrio, boa postura e respiração correta, que são estimulados pelos rituais tradicionais.
Incentivo ao aperfeiçoamento pessoal no sentido de tentar vencer os próprios limites, como os do medo, da desconfiança, da preguiça, da indecisão, etc.
Empenho e dedicação, exigindo o máximo do corpo e da mente, treinando com paciência e perseverança até fazer desses metas um hábito. Estabilidade emocional.
Carlos Pereira - Sensei Karatê Do
http://medicosdeportugal.sapo.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário